6 Exposição:

BELEZA AFRO-BRASILEIRA

DE GIANCARLO MECARELLI

DE 09 DE AGOSTO A 10 DE SETEMBRO DE 2006

Com a intenção de homenagear a cultura afro, Giancarlo Mecarelli concebeu e produziu a exposição “Beleza Afro-Brasileira”, O conceito desta nova exposição teve seu foco na beleza da mulher afro-brasileira. Essa percepção estética é materializada a partir de retratos de mulheres negras que fazem trabalhos cotidianos diversos e que posaram pela primeira vez para um fotógrafo profissional. A beleza que transparece nas fotos documenta a força e a expressividade dessas mulheres.

A idéia de associar as fotos a trechos extraídos de obras de Jorge Amado surgiu do encontro entre Giancarlo e Ovídio Poli Junior, escritor radicado há um ano em Paraty e que cuidou da seleção dos textos. Texto e imagem estão em permanente diálogo de modo que se perceba a proximidade que há entre o universo feminino contido na obra do escritor baiano e a beleza das mulheres negras que compõem a paisagem humana brasileira e de Paraty, com todos os seus contrastes.

A inauguração da exposição no dia 9 de agosto coincidiu com a abertura da IV FLIP, Festa Literária Internacional de Paraty que nesta edição era dedicada as obras de Jorge Amado.

A galeria também fazia parte da programação do Circuito Paralelo de Idéias, OFF FLIP.