13 Exposição:

ENTRE A FÉ E A FEBRE

DE GUY VELOSO

DE 21 DE MARÇO A 02 DE JUNHO de 2008

Guy Veloso fotógrafo de Belém do Pará, investiga a busca frenética pelo sagrado em retratos tomados em diversas manifestações religiosas no interior profundo do país. Trata-se de um projeto ao mesmo tempo, artístico e antropológico. Uma “arqueologia de imagens” de uma nação esquecida; segundo o próprio fotógrafo, “a busca de uma identidade mística que nos norteie e nos alimente com seus símbolos”.

O projeto – que durou 8 anos – contou com extensa pesquisa e visitas sistemáticas em seis Estados do Norte e Nordeste em datas específicas. Festas, procissões, romarias, como as de São Francisco do Canindé (Ceará), Bom Jesus da Lapa (Bahia), Juazeiro do Norte (Ceará), São Tiago de Mazagão Velho (Amapá), Círio de Nazaré (Belém-PA) entre outras, com codificação das fotografias no tempo e espaço, além de tomada de depoimentos em vídeo.

“Entre a Fé e a Febre: Retratos” foi montada no Teatro Nacional de Brasília (Festival da Luz, Fotoarte, 2005); na Galeria Stela Isaac de Goiânia; no MAC – Museu de Arte Contemporânea de Santiago do Chile (Bienal Fotoamérica, 2006), na Sala Fidanza do Museu de Arte Sacra de Belém (2006) na Leica Gallery -Solms, Alemanha (2007). Agora na Galeria Zoom de Fotografia de Paraty- de 21 de março e ficará em cartaz até 02 de junho de 2008.