40 Exposição:

Periscope

José Diniz

De 02 de julho a 20 de setembro de 2015

A experiência do olhar imerso no mar do fotógrafo José Diniz que virou livro no ano passado ganha agora as paredes da Galeria Zoom em exposição montada durante a FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty, que acontece de 1 a 5 de julho. A abertura está marcada para o dia 2, às 19h, na Rua do Comércio, 5 – Centro Histórico de Paraty.

Por mais de oito anos, o fotógrafo percorreu o litoral do país, do Maranhão até o Sul, contemplando o mar, imerso, com o objetivo de passar sensações como a ausência de equilíbrio, vertigem, tensão, harmonia, movimento contínuo, o som do mar e o sabor do sal. “Não basta apenas a visão para fotografar nestas condições. É necessário todo o corpo, usando os cinco sentidos. A máquina fotográfica está num ponto abaixo do horizonte e as ondas são montanhas em movimento. Na água, o equipamento incorpora lentes diferenciadas criando novas leituras”, afirma Diniz.

Giancarlo Mecarelli é o curador da mostra e Iatã Cannabrava assina a coordenação editorial do livro, publicado pela Editora Madalena, e sobre o trabalho de Diniz, comenta: “Quando eu vi pela primeira vez me veio à memória os seriados de TV: National Kid e Viagem ao Fundo do Mar – inspirado em Julio Verne – uma série de histórias de um mundo mítico apresentado pela TV nas décadas de 60 e 70, que denunciam uma relação fortíssima do menino que virou engenheiro, que virou fotógrafo”.