11 Exposição:

FRAGMENTOS

DE EUSTÁQUIO NEVES

DE 24 DE OUTUBRO A 16 DE DEZEMBRO DE 2007

José Eustáquio Neves nasceu em Juatuba-MG, 1955. Fotógrafo autodidata, é graduado em Química pela Escola Politécnica de Minas Gerais. Foi vencedor do VII Prêmio Marc Ferrez de Fotografias da Funarte, RJ (1994); Prêmio Nacional de Fotografia, Funarte (1997) e Grande Pr√(tm)mio J. P. Morgan de Fotografia (1999). Também foi agraciado, em 1999, com a Residência na Gasworks Studios and Triangle Arts Trust, com apoio da Autograph (Associação dos Fottógrafos Negros) em Londres.

Ao todo já realizou 17 exposições individuais no Brasil (Belo Horizonte, São Paulo, Fortaleza, Niterói, entre outros) e fora (Mali, Franç, Cuba e Estados Unidos, entre outros), e participou de 36 coletivas, sendo as últimas “Ordenação e Vertigem”, no Centro Cultural Banco do Brasil e “Labirintos e identidades”, no Centro Universitário Mariantonia, ambas em São Paulo e “Calcio del Rigore”, no Instituto Italo-Latino Americano, em Roma, Itália.

Suas fotografias integram as coleções do Instituto Cultural Santos, do Banco Mundial em Washington; do Museum of Fine Art Houston, Texas, Coleção Pirelli Masp de Fotografia, Fototeca de Cuba, Havana/ dentre outras.
A série do futebol trata de questões sociais como quase todas as outras séries que eu trabalhei. Aqui, nesse caso, o futebol é discutido como umas das alternativas de lazer dos menos favorecidos, pelo fato do futebol informal não implicar em custos para ser praticado, pode ser jogado na rua, em terrenos baldios, como é o caso apresentado nessa série.

De certa forma, o futebol é também um meio de socialização nessas comunidades carentes. As fotos foram feitas em campinhos à margem de ferrovias, em três lugares diferentes que trazem as mesmas características.
Vale lembrar que dois anos depois que eu fiz as fotos, foi construída uma quadra de futsal coberta (dessas que tem de pagar para jogar), em um desses lugares. Não precisa nem dizer que os meninos não têm mais acesso.