Sobrado dos Calixtos

Voltar para histórico Galeria
Caros amigos, infelizmente tenho de comunicar que a Galeria Zoom de Fotografia de Paraty deixa de existir fisicamente. Foram 12 anos com mais de 40 exposições e muitíssimos visitantes. Apesar de a galeria abrir somente às sextas, sábados e feriados, passamos de 30.000 assinaturas registradas nos livros de presença, sendo que nem todos os visitantes assinam.
A Galeria Zoom continua existindo por ora somente como plataforma online: site e redes sociais. O mais importante é que ela segue sendo a realizadora do Paraty em Foco, Festival internacional de Fotografia.
Como diretor e curador, informo que o fechamento de nossa sede física se deu por motivo de força maior, já que o Sobrado dos Calixtos terá de passar por uma reforma estrutural. Infelizmente, ainda não conseguimos encontrar outro espaço adequado em Paraty,
Quero agradecer a todos que nos visitaram nesses anos. Esperamos ter uma nova sede em breve. Quem quiser, pode entrar em contato conosco por email galeriazoomparaty@gmail.com ou por telefone 24 99228 6268.
Giancarlo Mecarelli

VISTA GALLERIA OKEste prédio teve a sua parte térrea construída no Século XVIII e seu andar superior no Século XIX. Notam-se no térreo os portais em pedra e o Passo da Paixão, com sua porta pintada em verde, que se destaca do restante do edifício. Curiosamente, na fachada para a Rua da Ferraria, existia uma janela gradeada de ferro. No século XIX, sediou por algum tempo a “Casa Maçônica União e Beleza” e a Câmara Municipal.
Tem sua fachada principal situada na Rua do Comércio, antiga Rua da Patitiba e a lateral para a Rua da Ferraria, a primitiva rua de entrada da Vila, que terminava no Portão de Ferro, onde se iniciava o caminho para São Paulo e Minas Gerais, hoje conhecido como “Caminho do Ouro” ou “Estrada Real”, que escoava a produção aurífera daquelas regiões.

Na primeira metade do Século XX foi transformado em hotel por seu proprietário, o Sr. Gabriel Gomes Calixto, que acolhia os representantes de empresas comerciais que aqui negociavam, conhecidos como viaj antes. Por ocasião das festas de final de ano, em seu salão nobre, de teto apainelado, se reuniam muitas famílias paratienses para a ceia de final de ano, animada por violinistas vindos do Rio de Janeiro. Ao raiar do dia os convidados se dirigiam à Praia do Pontal para saudar o Novo Ano. Este hotel foi, também, palco de memoráveis banquetes oferecidos pela Municipalidade a políticos e visitantes ilustres.

Na década de 1970 sofreu obras de reforma que lhe acrescentaram as sacadas de gradil de ferro em sua fachada lateral, cópias das originais que sempre lhe enfeitaram a fachada principal. Fonte de consulta: Hamilton José Calixto, neto e do Sr. Gabriel Gomes Calixto

INTERNO 04 INTERNO 01INTERNO 02