16 Exposição:

BRASILEIROS

DE ARAQUÉM ALCÂNTARA

DE 27 DE DEZEMBRO A 08 DE MARÇO DE 2009

Em Brasileiros, assim como em praticamente toda sua obra, Araquém prioriza a fotografia como expressão plástica e instrumento de transformação social, consolidando seu trabalho que o coloca como um dos mais combativos artistas em defesa do patrimônio natural do país, sobretudo a Amazônia e a Mata Atlântica.

As 30 fotografias apresentadas nesta exposição são uma síntese do livro Brasileiros, lançado em 2004, no qual Araquém retrata com dignidade e forte senso de identidade nacional o homem brasileiro e toda sua exuberância, utilizando a fotografia como uma poderosa arma de conhecimento e instrumento de documentação. O fotógrafo assume sua obra como um compromisso político, mas sempre com um olhar contemplativo que denuncia sua grande paixão por tudo o que fotografa.

“Araquém é andarilho, viajante, pioneiro na documentação ambiental contemporânea. Ele faz poemas visuais e usa a fotografia como arma de conhecimento e prazer. Seu trabalho é um dos primeiros a criar uma memória e uma identidade visual para o país, trans-portando-nos para espaços desconhecidos e de raríssima  beleza. Um olhar politizado e esclarecedor, necessariamente exaustivo e paciente, marcado pelo encantamento de revelar a dignidade do povo brasileiro e a exuberância de nossa natureza. Araquém é um colecionador de mundos”.

Rubens Fernandes Junior,
Escritor, Crítico e Curador