17 Exposição:

CITY ANGELS

DE GIANCARLO MECARELLI

DE 10 DE ABRIL A 31 DE MAIO DE 2009

De Anjos e Homens “E criou Deus o Homem à sua imagem; criou-o à imagem de Deus.” E os anjos, foram criados à imagem de quem? Os livros sagrados não nos informam e isso dá asas à imaginação humana em representá-los alados e diáfanos, bons ou maus. Nas mais diversas religiões existe uma hierarquia angelical, cada um com uma função: aos Anjos cabem a nossa guarda e assistência, aos Arcanjos: Miguel = Guerreiro, Rafael = Medicina e Gabriel = Mensageiro de Deus. Aos outros, Serafins, Querubins e Potestades cabe guardar o trono de Deus e alegrar as santas almas com cânticos e louvores. Há, porém, um outro anjo perverso, Lúcifer (portador da luz), aquele que tendo caído em desgraça, coube-lhe guardar o inferno com seus outros anjos. Estes são os mais conhecidos na cultura ocidental, mas na Mesopotâmia, na China, na Índia e mesmo até entre os índios existem estes seres que atuam entre os homens e os Deuses.

Aos homens a imaginação deu asas e, voláteis e etéreos, vivemos a levitar entre o trabalho e o lazer, entre a tristeza e a alegria. Há um anjo em cada um de nós, vivo e persistente, que se mostra sempre que necessário, seja no ato ou no fato, seja na presunção ou na exibição.
Acreditar na existência e atuação dos Anjos está inculcada em nossa imaginação desde criança. Quem, ainda infante, não rezou, contrito e piedosamente, esta belíssima e milenar oração? “Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, pois que a ti me confiou a piedade divina, me guarde, governe, dirija e ilumine. Amém”.

Giarcarlo Mecarelli selecionou para esta exposição trinta fotos de seu livro “City Angels” editado na Itália em 2004 para o qual fotografou personalidades da mídia italiana como escritores, atores, empresários, aristocratas e gente do povo que, alados, expõem seu lado angelical, à sua vontade, sem interferência do fotógrafo. Angelical foi também o destino da venda do livro: reverteu em benefício de uma associação filantrópica que cuida de mendigos e moradores de rua na Itália. Mais uma vez a Galeria Zoom oferece aos paratienses e visitantes um trabalho fotográfico de qualidade internacional que complementa o cenário cultural de Paraty.

Diuner Mello
Diretor da Casa da Cultura e historiador